quarta-feira, 10 de março de 2010

Teste do motor

Utilizou-se um motor de pára-brisa de corrente contínua, de alta resistência a impactos físicos, a calor e variação de tensão e corrente. O motor possui uma caixa de redução que, quando operado em 12 volts, fornece um torque de 3.5 Nm. Este motor opera em duas velocidades de acordo com a amperagem escolhida (1.0 ou 1.5 A). Utilizando 1.0A de corrente, o seu eixo atinge 35RPM sendo essa a sua velocidade de rotação menor, entretanto utilizando 1.5A de corrente seu eixo consegue atingir 50RPM. O peso estimado do motor é de 1.2Kg e seu ruído, enquanto está funcionamento, é de .
A caixa de redução do motor funciona a partir da transmissão de torque por engrenagens. Essa relação funciona da seguinte forma:

Onde R é o raio da engrenagem.
A partir dessa equação pode-se dizer que o torque é diretamente proporcional ao raio, ou seja, se este for grande o torque será grande e se o mesmo for menor o torque será menor. A quantidade de dentes das engrenagens irá fazer uma escala de redução até o eixo do motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário