terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Justificativa do projeto

Pensando no mundo atual, com os grandes problemas ambientais, é necessária uma conscientização para diminuir os impactos da ação antrópica, com isso, estudiosos vem buscando soluções para reduzir o impacto que nós, seres humanos causamos no planeta Terra. Esse é o pensamento que a equipe notoxy traz para o projeto ARHTE (Aristóteles Robert Hook e Thomas Edson) de 2010.

Diariamente são produzidos toneladas e mais toneladas de lixo em todo o mundo. Um grande problema é: o que fazer com tanto lixo? Todos sabem que existe a reciclagem, porém ela não pode ser feita com todos os materiais e às vezes nem todos os materiais estão em condições para ser feita a reciclagem. O lixo que o cidadão produz diariamente praticamente todo ele pode ser reutilizado de diversas formas, só que não existe uma grande conscientização de que é necessário separar devidamente cada tipo de lixo. Essa separação é chamada de coleta seletiva.

A coleta seletiva consiste em separar os principais materiais que os cidadãos consomem em seu dia a dia, são eles: vidro, alumínio, papel, plástico, lixo orgânico (restos de comidas, cascas de frutas são exemplos de lixo orgânico). Com a separação desses materiais fica mais fácil fazer a reciclagem que é reutilizar o material já existente, a reciclagem diminui a exploração abusiva que os seres humanos fazem na natureza.

A equipe notoxy pretende seguir essa linha de raciocínio e pretende produzir lixeiras para cada um desses materiais da coleta seletiva, só que com algo que já facilite a sua reciclagem. O primeiro passo da equipe é construir uma lixeira com um compactador para facilitar a reciclagem de alumínio e plástico.

Após pesquisar a equipe viu que já existe um grupo chamado “Big Belly” que desenvolveu lixeiras com o mesmo intuito. As lixeiras do Big Belly são utilizadas em países como Estados Unidos, Israel e Canadá. Essas lixeiras funcionam com uma placa solar (também existe o modelo que pode ser ligado diretamente na tomada) e compactam com um motor de corrente continua. A equipe pretende desenvolver uma nova tecnologia baseado em um compactador hidráulico, e tentar fazer uma lixeira com um custo baixo. Conseguindo esses dois fatores a equipe pretende entrar em contato com essa empresa e ver se eles não se interessam por essa tecnologia desenvolvida por nós.

A equipe pretende realizar esse projeto em etapas para poder atender a demanda do projeto ARHTE, onde a primeira consiste na elaboração de uma esteira que transportará o lixo até um compactador, na segunda etapa será desenvolvido o compactador e por fim, na terceira etapa a notoxy irá produzir a lixeira já com o compactador. Cada etapa corresponde a um semestre, por tanto a notoxy pretende desenvolver a lixeira em um ano e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário